quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O noticiario de nosso todo o dia.



No final do sec. XX e no inicio do sec. XXI com o surgimento da internet e a oportunidade de criar uma aldeia global conectada a baixos custos sem precedentes provou uma vez mais que a tecnologia que permite ao homem evoluir e chegar a patameres mais sofisticados. Historicamente se comprova isso com a invencao da polvora, ou metaluriga, ou a ainda a imprensa.

Contudo, antigas estruturas de poder ainda se mantem, e em razao da  evidente dependencia da internet para seu funcionamento, como bancos, governo, empresas de venda, etc., suportam sua perigosa alternativa como fonte de informacao e entretenimento, se pudessem fechariam a internet, mas ja e tarde demais.

Essas estrturas infelizmente ainda exercem profunda influencia sobre a cultura, identidade, habitos, e informacao que a maioria da populacao de nossos tempos atuais tem acesso.

Tais estruturas que se ergueram durante a revolucao industrial, sendo a TV uma herdeira direta do Radio, como meio de divulgacao de noticias e marketing.

Hoje, com o avanco inexoravel da tecnologia, tais estrturas se comunicam, criam relacoes de poder umas com as outras, contatos, num esforco de manter o status quo, a custa de vida, guerra, e principalmente desinformacao do povo.

Nao precisa ser catedratico para observar o que as imagens e mensagens por este meio de comunicao pregam, quase 45% da audiencia da TV Globo por exemplo, e de comerciais durante o dia.

Praticamente se assiste o mesmo tempo de comerciais do que em seus programas de etica duvidosa e jornalismo descreditado.

E que tipo de valores todos os seus programas, inclusive os de jornalismo, passam? Continuem comprando, confiem em nos, no que falamos e melhor pra vc, compre o que vendemos, se comporte e copie o comportamento de nossos lindos modelos na TV.  Nao perca seu tempo procurando por coisas mais profundas na vida, como poltica, religiao, etica, valores, ou qualquer outra alternativa a nao ser a que dermos para voces.

Afinal, voce nao quer ficar parecendo um daqueles nerds intelectuais por ai quer? Vai ficar sozinho e nao vai casar, ter filhos e repetir o ciclo todo de novo.

Eu nao devo ter qualquer tipo de canal de televisao a mais de dez anos, e mantenho me informado, muitas vezes muito melhor do que qualquer um que acompanhe o jornal ou noticiario.

Qual e o grande problema por tras dessas empresas que dizem vender o melhor para nos, como o cigano que vendia pocoes magicas nas vilas do passado?

Elas representam interesses de empresas, que pagam por seus anuncios e facilitam em muito o negocio da TV e Jornal.

Muitas dessas empresas sao maiores que alguns paises em termos de capital disponivel, voce realmente espera que elas se limitem em suas atividades meramente por um respeito com o publico?

O interesse corporativo, o interesse de familias poderosas e seus contatos comerciais e o que movimenta ate o sorriso falso de William Bonner quando fala bem de seu candidato preferido, ou sua cara feia falando dos avancos do governo que a Rede Globo despreza.

O publico ja tem acesso a internet, ou pelo menos parte dele, o que ja provocou uma mudanca radical na percepcao de muitos brasileiros.

Hoje em dia as manipulacoes de imagem e distorcoes feita por essa midia comprometida apenas a quem lhe da o dinheiro de venda de tempo nos canais, e nao e o telespectador.

O Telespectador e aquele de boa fe liga naquele canal que se diz ali do lado dele usando de sua maquina titanica de veiculacao por dezenas de anos para convence-lo disso, na opcao de informacao melhor, ou de coragem pra buscar uma informacao melhor, fica dominado por cada gesto, reclamacao, critica, denuncia ou qualquer coisa que inventem para iludir sua percepcao de mundo.

O mundo que se passa na TV e literalmente aquele mundo que eles querem que voce veja, como o Filme Matrix, vc tem que querer acordar para sair. Como o truque do magico, ele faz sua atencao voltar para um lado, e com a outra mao, faz a magia sem voce perceber.

Para finalizar o artigo deixo aqui minha homenagem ao Prof. Noam Chonsky, Genio da Comunicacao, quem nao conhece pesquise agora sobre ele,  e seu documentario sobre a relacao de hj das corporacoes e TV, no mundo atual, vale a pena refletir.

Manufaturando Consentimento por Noam Chonsky








Nenhum comentário:

Postar um comentário